Perguntas Frequentes
O preço da energia elétrica no Mercado Livre de Energia é mais barato porque esse é um ambiente que promove mais competitividade e diversidade entre os geradores e comercializadores. Isso possibilita que os consumidores negociem as melhores condições para a compra da energia elétrica, como: preço, tipo de fonte de energia, garantia financeira do contrato, entre outros assuntos.
Enquanto na modalidade varejista a comercializadora é responsável por representar o consumidor no Mercado Livre de Energia, na modalidade tradicional (atacadista) é o próprio consumidor que se associa à CCEE e se responsabiliza por efetuar o pagamento mensal dos encargos energéticos, assim como por cumprir as demais regras do setor.
Todas as empresas ligadas em média ou alta tensão com consumo médio mensal a partir de R$ 10 mil.
A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) é o órgão que viabiliza a comercialização de energia elétrica no mercado brasileiro, efetuando a contabilização e a liquidação financeira das operações realizadas. Possui atuação em todo o território brasileiro e é responsável pelos registros das informações contratuais, regulamentos e procedimentos aprovados pela ANEEL.
Siga atentamente as nossas dicas para evitar golpes e manter a segurança nas transações com a (re)energisa.
Em caso de qualquer divergência ou suspeita de fraude, não finalize o pagamento e entre em contato com o nosso atendimento.